Escolhendo o Nome

É o trabalho de escolha do nome do produto, serviço ou empresa estabelecendo uma relação direta com o posicionamento pretendido. Um nome planejado tem a capacidade de conquistar clientes e potencializar novos negócios. Estudos em possíveis nomes para marca e ou atributo do produto, pronúncia, escrita, concorrência e tendências, geram excelentes resultados. Ter um nome eficaz e que comunique o posicionamento é altamente relevante. O processo aumenta as possibilidades de sucesso, é um planejamento rigoroso, disciplinado, e alimenta a participação do cliente em todos os julgamentos chave. Uma das funções mais importantes do naming é reforçar um atributo principal ou diferencial posicionando o produto ou serviço.

SLOGAN

Slogan ou frase de efeito, é uma frase de fácil memorização usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma idéia ou propósito. Um slogan é mais frequentemente usado como uma identificação de fácil memorização agregando um valor único à empresa, produto ou serviço, sendo esse valor concreto ou não.

TAGLINE

Uma tagline é uma variação de um slogan de marca. Geralmente é utilizado em materiais e anúncios. Em português podemos dizer que a tagline é o mote, ou teaser da marca ou produto. A idéia por trás do conceito é criar uma frase marcante que será uma referência para a marca ou produto, ou ainda que reforçará a memória do público-alvo do produto. Alguns desses motes são tão bem sucedidos que tornam-se parte da cultura popular.

10 DICAS PRA NOMEAR SUA EMPRESA
  1. Prefira nomes curtos, fáceis de soletrar.
  2. Escolha nomes originais. Leia novos autores, ouça novos sons, veja novas imagens e inspire-se com artes e entretenimentos relacionados ao propósito do seu projeto.
  3. Jamais copie ou se inspire em concorrentes – semelhanças confundem.
  4. Evite clichês, obviedades e passe longe de palavras e termos #bombados. Quase todas as modas são ondas que vêm e passam.
  5. O nome deve ser coerente com o propósito do projeto.
  6. Evite nomes que façam sentido só para você ou seu grupo.
  7. Faça uma consulta prévia no INPI e certifique-se de que o nome esteja disponível para uso. Essa consulta é gratuita e pode ser feita aqui.
  8. Pesquise na internet para ver se não já não existe outro projeto informal com o mesmo nome.
  9. Certifique-se de haver motivação afetiva na criação do nome. Definições insossas  transmitem sensações sem sentido.

    Se você passou por todas as etapas e o nome continua lhe soando auspicioso, comemore: sua empresa provavelmente foi nomeada!