A embalagem como ferramenta de marketing

  • AUTHOR: Tenda
  • 25 de janeiro de 2016
A embalagem como ferramenta de marketing

A embalagem antes criada somente com o intuito de proteger, transportar e estocar mercadorias, hoje é utilizada com uma conotação muito mais importante e tornou-se uma poderosa ferramenta de marketing.

Convém ressaltar que a embalagem representa de 20% a 30% do custo final dos produtos e dentro dos 4 P’s de marketing. a embalagem está incluída no Produto junto com a qualidade e design.

Seja agregando valor ao negócio ou seja gerando e difundindo importantes valores na economia, a criação e fabricação de embalagens movimentando cerca de mais de 33 bilhões de reais na economia brasileira.

E usa-la como ferramenta de marketing é de vital importância para as empresas, que devem investir esforços e procurar saber onde encontrar o consumidor, quais as suas necessidades, e o que vai agradar e atraí-lo ao ponto-de-vendas.

 

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A importância da embalagem no processo de escolha

Com 2/3 das decisões de compra sendo decididas no ponto-de-venda e a publicidade convencional perdendo credibilidade, algumas outras áreas do marketing estão ganhando mais espaço, como: atendimento, CRM, lojas mais bem pensadas e embalagem.

A embalagem é considerada um dos itens relevantes para o embate dos cinco segundos finais, considerados o momento mais crítico do processo de marketing, quando o produto é colocado na frente do consumidor e tem que arrancar dele a decisão final de compra.

A embalagem “fala” e, portanto, é necessário manter entre ela e a exibitécnica- termo que traduz a arte de expor e de exibir produtos – um ponto de consonância com as emoções e convicções do ser humano.

Como um espelho do consumidor, a embalagem em contribuição ao rótulo deve ter identidade com o produto, deve penetrar no âmago do consumidor sem, contudo, deixar de trabalhar seu lado racional. Deve transmitir as características do produto atribuindo lhe qualidades e benefícios.

Benefícios de uma boa embalagem para o marketing

  • Chama a atenção do consumidor – faz notar o produto na prateleira
  • Informa eficientemente o diferencial daquele produto para o consumidor
  • Torna o produto diferenciado entre outros na prateleira
  • Traz benefícios mesmo após a compra
  • O visual marcante e atraente da embalagem fará o comprador repetir a compra
  • Desperta o entusiasmo da empresa e de seus funcionários pelo produto
  • Facilita a negociação com o varejo
  • Representa de forma positiva os valores da marca para o cliente
  • Facilidade de armazenamento, durabilidade e transporte

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